TikTok: Anonymous pede que usuários deletem o app!

TikTok: Anonymous pede que usuários deletem o app!

27 de julho de 2020 Notícias Polêmica Redes Sociais 0

Por João Paulo Machado

O aplicativo é acusado de integrar uma rede de espionagem operada pelo governo Chinês! Onde o aplicativo teria acesso ao hardware e as informações sobre o seu smartphone.

Ele vem crescendo nos rankings de app mais famosos neste ano de 2020, mas a sua fama agora está sofrendo ataques frequentes, nos últimos meses, repercutiram denúncias de que o Tiktok compartilharia informações de seus usuários com o governo chinês, levando inclusive o governo dos Estados Unidos a anunciar o banimento do aplicativo em seu território.

A famosa rede de Hackers Anonymous informou que o aplicativo vem sim realizando tais atividades, e enviaram uma nota em sua conta no Twitter dizendo aos usuários para desinstalar o aplicativo dos aparelhos.

No dia 1º de Julho deste ano o grupo publicou a seguinte mensagem:

“deletem o TikTok agora; se você conhece alguém que o utilize, explique que é essencialmente um malware operado pelo governo chinês que está conduzindo uma ação mássica de espionagem.”

“Delete TikTok now; if you know someone that is using it explain to them ir is essentially malware operated by Chinese government running a massive spying operation. https://t.con/J7N9FS7PvG

– Anonymous (@YourAnonCentral) July 1, 2020”

A postagem foi feita em resposta para uma publicação de um usuário do Reddit, que supostamente havia descoberto ao analisar o código do aplicativo, de acordo com o autor do post,  as informações que o aplicativo teria acesso são:

  • Hardware do telefone (tipo de CPU, dimensões e resolução da tela, uso de memória, espaço de disco, entre outros);
  • Outros aplicativos instalados no celular, incluindo aqueles que foram recentemente deletados;
  • Informações de sua rede, como wi-fi e ip do roteador;
  • A presença de root ou jailbreak no dispositivo;
  • Localização em tempo real atualizada a cada 30 segundos.

O autor do post comenta ainda que o aplicativo dificulta a análise do código com um algoritmo que muda a cada atualização, “para que ninguém saiba as informações que eles estão obtendo.”

“Já fiz o mesmo procedimento com os aplicativos do Twitter, Reddit, instagram e Facebook. A quantidade de dados coletados por eles não chega nem perto do que é feito pelo TikTok, e eles com certeza não tentam esconder o que estão fazendo. É como comparar um copo d’água ao oceano” diz ele.

Mesmo com o Anonymous alegando a ligação do aplicativo ao governo chinês, o TikTok nega!

Em entrevista a um jornal espanhol, o aplicativo afirma que “leva a sério as acusações feitas”, e que possui uma relação de parceria com empresas se segurança a nível mundial para avaliar e corrigir possíveis problemas relacionados à privacidade dos seus usuários.

Sobre a relação com o governo Chinês, eles alegaram que o aplicativo é liderado por um CEO americano e que possui centenas de funcionários nos Estados Unidos, inclusive no setor de segurança.

Outra questão que tem levado em consideração a confiabilidade do aplicativo são as relações de visualizações que por um acaso do destino sumirão de repente das contas de seus usuários, a onda de acusações ao aplicativo tem crescido e motivando milhões de usuários a gravarem vídeos de despedida da plataforma, convidando os seus seguidores para outras contas como Instagram e Youtube.

Com a proibição do aplicativo na índia e depois nos EUA e com tais informações e alegação de envolvimento com o governo Chinês, a plataforma que se tornou febre durante a pandemia, prepara-se para finalizar suas operações em breve.

“Se o TikTok perder a confiança dos seus usuários, eles perderão a relevância”, disse Alexander Patino, vice-diretor do American Influencer Council, uma associação comercial de personalidades de mídias sociais que comercializam produtos online.

O Governo americano tem sugerido cautela aos seus usuários, insinuando que as suas informações poderiam estar indo para o governo Chinês, já a Índia baniu o aplicativo do seu território, e a Casa Branca cogita seguir o mesmo exemplo! Desde maio desse ano, o TikTok tem o norte-americano Kevin Mayer como executivo chefe, nunca tentativa de mostrar que a plataforma da ByteDance apesar de ser Chinesa é independente em relação ao seu país a China, mas isso não tem dado muito certo, Mayer chegou a enviar uma carta ao governo da Índia afirmando que “o governo chinês nunca pediu os dados TikTok de usuários indianos! ”, mas até agora a proibição continua mantida.

É isso ai pessoal, cuidado com o que você instala em seu Celular, uma boa semana e até a próxima leitura!

Fonte

https://www.fayerwayer.com/2020/07/tiktok-anonymous-robo-de-informacion/

https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2020/07/26/astros-do-tiktok-gravam-videos-de-despedida-e-ja-preparam-vida-sem-o-app.htm

Imagens: https://gizmodo.uol.com.br/wp-content/blogs.dir/8/files/2019/11/tiktok-cover-logo-800×449.jpg

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *